Água potável chega a Mafuiane


 

Cerca de 900 pessoas do povoado de Mafuiane no distrito de Homoíne passa desde esta quinta-feira (15), a beneficiar de água potável com entrada em funcionamento de um sistema de abastecimento do preciso líquido.

Trata-se de uma infraestrutura que custou cerca de 2 milhões e 600 mil meticais disponibilizados pela organização não governamental italiana MEDICUS MUNDI no âmbito dos esforços do governo de Moçambique convista a melhorar e aproximar o serviço de abastecimento de água a população.

O sistema é movido através de painéis solares e actualmente conta com três fontenários com capacidade de abastecer 300 pessoas cada um deles.

A Secretária de Estado na província de Inhambane Ludmila Rafael Maguni que procedeu a inauguração da infraestrutura apelou maior conservação e vigilância para evitar roubo de painéis solares e outros componentes do sistema.

"Hoje celebramos o dia mundial de lavagem das mãos por isso queremos apelar a toda população para cumprir rigorosamente a lavagem frequente das mãos para evitar a contaminação pelo covid-19 entre outras doenças pois o governo fez de tudo para levar água mais próxima do cidadão", disse Ludmila Maguni.

Para garantir a sustentabilidade do sistema, foi criado um comitê de gestão composto por 12 membros selecionados pela própria comunidade com assessoria dos Serviços Distrital de Infraestruturas.

Fonte: GISE-Inhambane

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos