“Escalar Cambine é revisitar a história que nos une e buscar inspiração” - Roque Silva

 


O Secretário Geral da FRELIMO, disse ontem, 08 de Dezembro, em Inhambane que escalar Cambine é uma forma de revisitar a história que nos une como um povo soberano e buscar inspiração para os desafios da actualidade.

Roque Silva escalou aquela pacata Povoação com elevado significado histórico, que através da congregação religiosa Metodista Unida acolheu Eduardo Mondlane no processo da sua formação escolar e de afirmação nacionalista.

Em Cambine, Roque Silva visitou o Monumento denominado “Mapatrulha”, um ritual de jovens que liderados por Eduardo Mondlane realizavam nas noites como forma discreta de sensibilização e de afirmação da esperança na auto-determinação do povo moçambicano.

O SG escalou o centro internato e o dormitório onde viveu Eduardo Mondlane durante a sua formação.

No encontro com académicos realizado na Universidade Local da Universidade Metodista Unida de Moçambique, Roque Silva disse que em vida, Eduardo Mondlane foi sempre defensor da importância de construção de uma sociedade de conhecimento, uma sociedade baseada no saber milenar e no conhecimento científico. É assim que para o SG da FRELIMO, a abertura de uma Universidade naquele local (Cambine) é uma homenagem bem merecida a esta figura de destaque na história Moçambicana, Eduardo Chivambo Mondlane.

Convidou assim a classe académica a se inspirar no Eduardo Mondlane, colocando o conhecimento que têm ao serviço da sociedade, pois, só assim é que o mesmo terá valor.

Roque Silva destacou o facto de a visita àquele local histórico ocorrer em plena celebração dos 60 anos da FRELIMO.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos