QUEWENE JA TEM ESCOLA SECUNDÁRIA


Ensino Secundário chega a Localidade de Quewene no distrito de Vilankulo, com a inauguração de uma escola secundária passando para trás o sofrimento a que eram sujeitos os alunos depois de concluírem a 7ª Classe.

Trata-se da Escola Secundária Filipe Jacinto Nyusi, construída de raiz e equipa com carteiras nas cinco salas de aula inaugurada na tarde da passada quinta-feira (16) pelo Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo.

Chapo disse na ocasião que a Escola Secundária de Quewene é fruto da lareira dialogante que decorreu na sua visita a aquela localidade em 2017, onde a população clamava por uma infraestrutura que leccionasse o ensino secundário.

De acordo com o Governador de Inhambane, o Conselho Executivo Provincial já respondeu o pedido e assim fica resolvido o problema que os alunos daquela região tinham depois da conclusão do ensino primário tinham que ir a Sede do Distrito de Vilankulo ou a Escola Secundária de Belane pouco mais de 70km.

O governante lançou um vigoroso apelo as país e encarregados de educação, para continuarem a observarem as medidas de prevenção contra a COVID-19, não deixando sair às crianças de casa sem protecção, aos professores e alunos á necessidade de se preservar a escola e o mobiliário de modo que a infraestrutura perdure por longos anos.

Para o ano lectivo de 2020, a escola conta com efectivo de 215 alunos, destes 95 são mulheres que frequentam a 8ª e 9ª Classes respectivamente, assistidos por Sete professores.

A construção da mesma está âmbito de construções aceleradas do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, que visa construir e apetrechar escolas como condições de melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos