Administrador de Mabote entende que respeitar o sangue derramado pela conquista da Independência Nacional é a melhor forma de celebrar o dia dos Heróis Nacionais

 


Administrador do Distrito de Mabote Carlos Eduardo Mussanhane dirigiu a cerimónia de deposição da Coroa de flores na Praça dos Heróis em Homenagem aos Heróis Nacionais.

De seguida, o Administrador do Distrito orientou uma reunião popular alusiva a data no Bairro 3 de Fevereiro, na vila Sede.
*Carlos Mussanhane* começou por exaltar a heroicidade do povo moçambicano e partilhou com os presentes o significado desta efeméride e as suas marcas tendo destacado, entre outros aspectos os seguintes:
1- O 3 de Fevereiro é uma ocasião para honrar a vida e obra dos nacionalistas convictos que sem recompensas deram a sua vida para Moçambique independente;
2- O dia dos heróis moçambicanos ressalta a necessidade de preservação do MESMO IDEAL, onde desde Mondlane, Samora, Chissano, Guebuza e Nyusi Moçambique se ergue nas suas várias dimensões, com realce para a unidade Nacional, a Paz e o Desenvolvimento, como âncoras da matriz identitária de cada um dos nossos líderes;
3- Esta efeméride representa o investimento permanente para mais e melhores condições para o presente e futuro das gerações, sem perder a génese da fundação do Estado e a valorização das conquistas da Revolução.
Mussanhane enalteceu, na ocasião, a determinação e engajamento de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, na manutenção e Promoção da Unidade Nacional, no diálogo permanente para a manutenção e defesa da Paz e na sua gestão extraordinária do País que está a trazer resultados animadores à economia, particularmente nas zonas rurais.
Ainda na sua intervenção, Mussanhane enalteceu a resiliência da população do Distrito de Mabote que, com a sua humildade e trabalho, está engajada na produção de comida, no comércio e exploração dos vários recursos existentes em Mabote.
Mussanhane saudou ainda a população daquele Distrito, pelo seu comprometimento com o Programa Produza Mabote, que já corre nas veias de cada cidadão local. De salientar que, é dentro desta iniciativa que emerge Gondza Mabote, como a referência de inversão da pirâmide do analfabetismo naquele Distrito.
Adiante, o timoneiro máximo do Governo Distrital, convidou aos presentes para se juntarem ao combate contra a violência doméstica, bem como o consumo e tráfico de drogas, tendo em conta o crescente número de casos que se registam no distrito, destacando para tal que a família joga um papel preponderante na formação da sociedade.
Na ocasião, Mussanhane , procedeu com a apresentação pública da viatura para o Projecto de Seguro Climático, Financiamento e Resiliência Climática - um programa coordenado pelo INGD, financiado pelo BAD - e a entrega de 2500 enxadas, 205 pulverizadores, 1200kgs de milho e 900kgs de feijão-nhemba no âmbito do Produza Mabote.
Mais adiante Mussanhane procedeu a inauguração do Mural dos Big Five, estes que representam a força e determinação do Distrito de Mabote na valorização e conservação da biodiversidade e o potencial turístico do Parque Nacional de Zinave.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos