Daniel Chapo desafia pescadores a promover boas práticas de pesca

 


O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo desafiou os pescadores desta província a promoverem boas práticas de pesca, com enfoque a observância de períodos de veda e defeso, combate à actos nocivos à pesca, visando garantir a sustentabilidade do ecossistema marinho.

Chapo falava na tarde desta segunda-feira (20), no acto da entrega de um motor de 25 cavalos a um pescador da praia de Pomene no distrito de Massinga.

O governante desencorajou o uso de chicocota, redes mosquiteiras e outras práticas que compromete as gerações vindouras, que podem se beneficiar destes recursos importantes para a segurança alimentar e como fonte de renda.

Num outro desenvolvimento, Daniel Chapo apelou aos pescadores a não se fazerem ao mar antes de terem todas informações avançadas pelo Institito Nacional de Meteorologia, devido à aproximação do Ciclone Fred previsto para os dias 23 e 24 de Fevereiro.

Por sua vez, os pescadores associados em Conselho Comunitário de Pesca, referiram que a entrega do motor constitui um ganho, porque a agremiação passara dos actuais 200kg de peixe para 600kg por mês o que perspectivará uma produção anual de pouco mais de 7 toneladas, igualmente prevê-se aumentar o número de trabalhadores dos actuais 2 para 6, contribuindo assim para redução da taxa de desemprego no Povoado de Pomene.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM