Daniel Chapo desafia pescadores a promover boas práticas de pesca

 


O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo desafiou os pescadores desta província a promoverem boas práticas de pesca, com enfoque a observância de períodos de veda e defeso, combate à actos nocivos à pesca, visando garantir a sustentabilidade do ecossistema marinho.

Chapo falava na tarde desta segunda-feira (20), no acto da entrega de um motor de 25 cavalos a um pescador da praia de Pomene no distrito de Massinga.

O governante desencorajou o uso de chicocota, redes mosquiteiras e outras práticas que compromete as gerações vindouras, que podem se beneficiar destes recursos importantes para a segurança alimentar e como fonte de renda.

Num outro desenvolvimento, Daniel Chapo apelou aos pescadores a não se fazerem ao mar antes de terem todas informações avançadas pelo Institito Nacional de Meteorologia, devido à aproximação do Ciclone Fred previsto para os dias 23 e 24 de Fevereiro.

Por sua vez, os pescadores associados em Conselho Comunitário de Pesca, referiram que a entrega do motor constitui um ganho, porque a agremiação passara dos actuais 200kg de peixe para 600kg por mês o que perspectivará uma produção anual de pouco mais de 7 toneladas, igualmente prevê-se aumentar o número de trabalhadores dos actuais 2 para 6, contribuindo assim para redução da taxa de desemprego no Povoado de Pomene.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Moçambique gradua os primeiros doze mestres em Biologia e Conservação

Celebremos Daniel Chapo!

Mensagens de paz marcaram o 4 de Outubro em Inhambane