Isaura Nyusi afirma que o aleitamento materno é a base para a saúde das crianças

 

A Primeira Dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi, afirma que o aleitamento materno é a base segura e adequada para a garantia da boa saúde das crianças.

Isaura Nyusi, falava nesta Quinta-feira (04/08) na Cidade de Inhambane durante as cerimónias do lançamento da Semana das celebrações do Dia Mundial do Aleitamento Materno.

Isaura Nyusi, disse no seu discurso que, a amamentação é uma solução universal que dá a todos, um começo de vida e estabelece a base para uma boa saúde e sobrevivência das crianças, não existindo um processo mais adequado e perfeito para um bebê, que não seja aleitamento materno.

“O aleitamento materno, supre todas as necessidades nutricionais de uma criança nos primeiros meses de vida, tem propriedades imunológicas que protegem os bebês das doenças gástrico-intestinais e estimula o adequado desenvolvimento intelectual e mais”, acrescentou a Primeira Dama da República de Moçambique.

Por seu turno, a Secretária do Estado na Província de Inhambane Ludmila Maguni, destacou que, para o desenvolvimento e crescimento saudável das crianças, deve-se optar em aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida para.  

A Governante, explicou que de acordo com o estudo de base do Secretariado Técnico da Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), apenas 44,0% das crianças menores de seis meses de idade, são amamentadas exclusivamente com o leite do peito, e 46,0% das crianças dos 9 aos 23 meses de idade, tem uma frequência alimentar mínima.

“Este indicador de avaliação nutricional, leva a refletir sobre as acções que devemos realizar para reverter este cenário que afecta drasticamente o crescimento e o desenvolvimento das nossas criançasˮ, rematou Maguni.

De salientar que Isaura Nyusi, visitou a maternidade do Centro de Saúde de Muelé onde procedeu a entrega do enxoval ao primeiro bebé.

Fonte: GSE-Inhambane


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane incentiva a prática do desporto e participação massive dos jovens no recenseamento eleitoral

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola