Garantida a segurança alimentar e nutricional na província de Inhambane

 


A Secretária de Estado na Província de Inhambane, Ludmila Maguni, afirma que está garantida a segurança alimentar e nutricional em Inhambane até ao início da campanha agrária 2021/2022 que se avizinha.

A Governante, deixou esta garantia na manhã deste sábado (16/10) na Cidade de Inhambane, durante a cerimónia de celebração do Dia Mundial de Alimentação, que comemora-se sob o lema “Nossas acções são o nosso futuro, melhor ambiente e uma vida melhor”.

Segundo Ludmila Maguni, Secretária de Estado na Província de Inhambane, as necessidades alimentares per-capitas da Província são de 853.690 toneladas de produtos diversos, portanto, os dados da primeira época da campanha agrária 2020/2021 indicam que a Província, conseguiu produzir mais de dois milhões de toneladas, resultado que permite afirmar que o pilar da disponibilidade alimentar está garantida até o início da próxima campanha agrária 2021/2022.

Outrossim, a Secretária de Estado, defende que, a luta contra a fome, tem de ser feita sobretudo nas zonas rurais e assim sendo, os investimentos devem ir de acordo, com os pequenos produtores, agricultores familiares, mulheres rurais e outros grupos nas comunidades, adaptando os mesmos nos novos modos de produção resilientes, sustentáveis e inclusivos, dentro dos desafios e ocorrências dos fenómenos naturais associados às mudanças climáticas, que têm assolado o País em geral e a Província de Inhambane, em particular.

Maguni, apela ao envolvimento de todos os intervenientes, para que contribuam com acções que concorram na garantia da segurança alimentar eficiente, bem como, levar a cabo campanhas de consciencialização às comunidades, sobre a necessidade do consumo dos produtos alimentares localmente disponíveis.

À margem do evento, esteve patente uma exposição mista de produtos agrícolas e nutricionais, para além do desfile do grupo cultural local.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM