Conselho Municipal assina convénio de colaboração com autoridade reguladora de águas

O Conselho Municipal da Cidade de Inhambane procedeu na última quarta-feira (14.04), a assinatura do Convénio de Colaboração com a Autoridade Reguladora de Águas, Instituto Público, no âmbito do trabalho para aproximação dos serviços públicos aos munícipes, de modo a garantir a celeridade e a adequação das decisões às realidades locais.


Trata-se de um acordo que tem por objectivo estabelecer parceria eficaz e de respeito mútuo entre a AURA, IP e a edilidade para a implementação de um regime regulatório local dos sistemas de abastecimento de água, onde as comunidades locais são os principais beneficiários da referida articulação.


Segundo o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Inhambane, Benedito Guimino, o convénio de colaboração assinado com a AURA, IP, é um documento de extrema importância e com impacto directo na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, através da regulação e aproximação de água potável aos consumidores.


Ao nível do Município de Inhambane, o sistema de abastecimento de água abrange mais de 90% dos consumidores, isto é, cerca de 76 mil dos 84 mil munícipes têm acesso a água potável e esta percentagem encoraja-nos a continuar cada vez mais na busca de recursos e parcerias para que no futuro possamos atingir 100% de cobertura, destacou Benedito Guimino.


Por outro lado,  a Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Águas, Suzana Loforte, agradeceu ao Conselho Municipal de Cidade de Inhambane pela disponibilidade em trabalhar com a AURA, IP, no contexto da melhoria da qualidade de vida dos munícipes.


Suzana Loforte, reiterou o compromisso da instituição que dirige, em contribuir para a regulação do sector de águas através de uma colaboração cada vez mais ajustada à realidade de cada comunidade.


Na mesma cerimónia tomou posse a Agente Local da AURA, IP, que segundo a Suzana Loforte, esta, tem a missão de prestar apoio aos consumidores; estabelecer um intercâmbio regular de informação entre os consumidores, monitorar o desempenho do fornecimento de água entre outras funções.


O Presidente do Conselho Municipal explicou que para aumentar o nível de abastecimento de água, alguns bairros contam com furos de água da edilidade bem como, de operadores privados, neste sentido, Benedito Guimino, disse que a Agente Local da AURA tem o desafio de aglutinar as várias fontes de água para a dinamização da capacidade de fornecimento do precioso líquido.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM