Povoado de Maloca avança firme na produção de comida



No âmbito da monitoria do decurso da campanha agrária 2020-2021, o Administrador do Distrito de Mabote, Carlos Eduardo Mussanhane, realizou nesta terça-feira (30), uma visita de trabalho no Povoado de Maloca, na Localidade de Mabote-Sede, Posto Administrativo do mesmo nome.

A visita iniciou com a deslocação ao campo de produção pertencente ao senhor Romão Carlos Milane, produtor que contém cerca de 8 hectares de amendoim, milho, feijão nhemba e gergelim.

Com a produção resultante da campanha agrária anterior, o produtor garante condições básicas para a sua família assegurando acesso a escola bem como habitação condigna.

Carlos Mussanhane saudou e encorajou ao produtor, tendo informado que está em curso a instalação de um centro de produção de sementes locais, visto que existem boas práticas de produção local de sementes no distrito. Esta iniciativa será coordenada pelos próprios produtores, valendo do seu potencial de conhecimento das variedades que estão ajustadas aos solos de Mabote.

De referir que o centro não irá substituir a aquisição de sementes que anualmente tem sido feita, mas sim um elemento de complementaridade e valorização da sabedoria local. O centro se enquadra dentro da iniciativa “Produza Mabote”, que será uma plataforma para agregar valor à produção e garantir a constituição de cooperativas produtivas e comerciais devidamente legalizadas, estas cooperativas terão como foco a criação de um ambiente de dignidade e valoração do empenho do produtor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos