Inharrime: Primeiro Secretário do Comité Distrital reunido no povoado de Nhanjokué


O partido Frelimo no distrito de Inharrime tem desenvolvido actividades de motinoramento do cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 ao nível das bases, visitando aldeias, comunidades e povoados.

Na tarde de ontem (18), o Primeiro Secretário do Comité Distrital de Inharrime visitou o povoado de Nhandjokué, onde esteve acompanhado do chefe da brigada que assiste o comité de círculo daquele povoado, Tomás Rodrigues Manuel Laice.

Em um encontro de cerca de meia hora de duração, o Primeiro Secretário do Comité Distrital de Inharrime, José Herculano, orientou um encontro com 17 pessoas, dentre os quais estavam líderes comunitários (13), líderes religiosos (2) e membros da Ametramo (2), em mais uma jornada de sensibilização sobre a prevenção e combate à Covid-19.


Num total de 19 presentes, José Herculano quis saber sobre o andamento do envolvimento na monitoria do cumprimento das medidas de prevenção e combate do novo coronavírus.

José Herculano disse o objectivo fundamental destas reuniões ao nível as bases é  conscientizar os líderes comunitários, religiosos e de opinião a sensibilizar a população para o cumprimento das medidas preventivas, já que são eles que têm o maior alcance da população.


A estratégia em se reunir com os médicos tradicionais é que ao longo dos dias a Ametramo entra em contacto com muitas pessoas que de olhos fechados respeitam, cumprem e acatam o que estes transmitem. Um facto para admitir que os médicos tradicionais tem um grande poder de persuação sobre os residentes nas comunidades.

De salientar que os médicos tradicionais pararam com as consultas, sendo esta uma medida de evitar a propagação da Covid-19.

Intervindo, os presentes quiexaram-se dos jovens que nao cumprem com as medidas do Decreto Presidencial, e que alguns residentes chegam a recusar a usar a máscara de protecção.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Daniel Chapo destaca feitos do padre Ezio

Celebremos Daniel Chapo!

Daniel Chapo saúda professores de Inhambane