Comunicado de Imprensa da Comissão Política

Sob direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar, no dia 26 de Fevereiro 2020, na Sede Nacional da FRELIMO, a 42a Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do país.

1. A Comissão Política analisou a situação política do País e registou com preocupação a acção dos malfeitores em algumas regiões do norte da província de Cabo Delgado e no centro do país, e considera esta, uma situação clara de retardar o processo de desenvolvimento de Moçambique.

2. Neste contexto, a Comissão Política apela a união de todos os moçambicanos a continuarem a apostar no trabalho e na construção duma paz duradoira no país, mantedo-se sempre vigilantes contra todas as tentativas de perturbar o ambiente de harmonia e tranquilidade no seio das comunidades.

3. A Comissão Política encoraja as Forças de Defesa e Segurança, a continuarem firmes no trabalho patriótico de protecção de pessoas e bens, em todo o território nacional, sobretudo nas zonas afectadas pela acção dos malfeitores, de modo a garantir tranqualidade e ordem públicas.

4. A Comissão Política encoraja o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, o Governo, a continuarem a envidar esforços para encontrar solução para a estabilidade do país e o bem-estar de todos os moçambicanos.

5. A Comissão Política saúda ainda o Presidente FILIPE JACINTO NYUSI pela visita de trabalho:

• à província do Niassa, onde entre outras actividades, procedeu à inauguração da Linha de Energia Cuamba-Marrupa e a Subestação Eléctrica de Marrupa.

• à provincia de Maputo onde inaugurou o Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, no distrito de Moamba.

• e pela abertura oficial, ainda no distrito de Moamba, do Seminário de Capacitação de Gestores das Escolas Secundárias da Zona Sul.

6. A Comissão Política congratula o Governo pelo alto nível de preparação e realização das cerimónias fúnebres dos Camaradas, Marcelino dos Santos, Membro do Comité Central, Membro Fundador da Frente de Libertação de Moçambique e Herói Nacional, e Mário da Graça Machungo, um combatente que se entregou à causa da independência política e económica de Moçambique.

7. A Comissão Política assume que, com o desaparecimento físico destas duas figuras nacionalistas, o país perde exímios lutadores pela justiça, liberdade e igualdade, cuja sua grandeza de alma constitui uma lição que deve permanecer enraizada nos moçambicanos.

8. A Comissão Política foi informada sobre a situação da emergência e cólera, na província de Cabo Delgado, com maior incidência nos distritos de Mocímboa da Praia, Macomia e Ibo, e encoraja as autoridades a continuarem com acções de promoção de medidas preventivas, com vista a evitar o registo de mais óbitos. Neste contexto, a Comissão Política exorta a população das comunidades afectas para que, neste período chuvoso, sigam com as recomendações das autoridades, baseadas na promoção de higiene pessoal e da necessidade de abandonarem os locais de risco de contairem a doença.

9. A Comissão Política saúda o desempenho da Bancada Parlamentar da FRELIMO, pelo trabalho realizado nos debates no decurso da II Sessão Extraordinária da Assemleia da República.

10. A Comissão Política foi informada sobre os preparativos da III Sessão do Comité Central, agendada para os dias 20, 21 e 22 de Março do ano em curso, na cidade da Matola, província de Maputo, e saúda o trabalho realizado.

UNIDADE, PAZ E DESENVOLVIMENTO

FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM