CTA lança análise da relação de comércio bilateral entre moçambique e seus principais parceiros comerciais

Os principais parceiros comerciais de Moçambique são considerados aqueles que possuem um maior volume de comércio bilateral com o país. O volume de comércio externo é dado pelo somatório das importações e exportações  entre o país e o resto do mundo.
A África do sul figura como o país que apresenta um maior valor de comércio externo com Moçambique, sendo que em 2018 foi de USD 2.5 Biliões. Pelo que, por conta disso, a África do sul é classificada como o maior parceiro comercial do país, pelo critério de maior volume de bens e serviços transaccionados.
No segundo lugar encontra-se a Índia com um volume de comércio externo com Moçambique estimado em cerca de  USD 1,882 Milhões para o ano de 2018, sendo que 76% do volume de comércio entre os dois países representa exportações de Moçambqiue para índia. Pelo que, o saldo comercial entre os dois países é superavitário a favor de Moçambique. Os países baixos figuram como o terceiro maior parceiro comercial de Moçambique, seguidos da China e Emiratos Árabes Unidos que se encontram  na quinta e Importa notar que dentre os 10 maiores parceiros comerciais de Moçambique apenas 1 é do contimente africano, sendo que a maior parte são do continente europeu e asiático, o que mostra que, embora o maior parceiro comercial do país seja um país africano, a economia moçambicana, sob ponto de vista geográfico, faz mais comércio com a Europa e a Àsia.
Os principais produtos transacionados entre Moçambique e seus maiores parceiros comerciais. De acordo com esta Tabela, o principal produtos transacionado entre Moçambique e seu maior parceiro comercial (África do Sul) é a Energia elétrica que figura como o maior produto importado e exportado por Moçambique de e para a África do Sul respectivamente.
Em relação a Índia, que figura como o segundo maior parceiro comercial de Moçambique, de forma geral, os principais produtos transacionados entre os dois países são combustíveis e medicamentos, sendo que os combustíveis são produtos de exportação de Moçambique e os medicamentos são os produtos de importação, essencialmente.
Os principais produtos transacionados entre Moçambique e os restantes países do top 10, contudo, pode-se inferir que, no geral, o comércio entre Moçambique e o resto do mundo é, essencialmente, baseado em transações de produtos minerais e combustíveis.
Fonte: CTA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM