Foi proclamado: Filipe Jacinto Nyusi e a Frelimo são os vencedores das eleições de 15 de Outubro


O Conselho Constitucional proclamou esta segunda-feira (23), Filipe Jacinto Nyusi vencedor da eleição presidencial de 15 de Outubro e o seu partido Frelimo, vencedor das eleições legislativas e provinciais.

Num discurso de aproximadamente uma hora e meia, a Presidente do Conselho Constitucional, Lúcia da Luz Ribeiro, disse que as irregularidades ocorroridas no processo de votação não influenciaram a tendência dos resultados.


Filipe Nyusi obteve 4.507.549 votos correspondentes a 73 por cento, contra 270.615 votos correspondentes a 4,58 por cento de Daviz Simango, 1.351.284 correpondemtes a 21,89 por cento de Ossufo Momade e 45.265, correspondentes a 0,74 por cento de Mário Albino.

O Conselho Constitucional validou igualmente, a eleição dos cabeças-de-lista da Frelimo a cargo de Governadores nas dez províncias do país, bem como a maioria absoltura da Frelimo na Assembleia da República, com 184 dos 250 deputados.

A validação foi anunciada numa cerimónia pública realizada no Centro de Conferências Joaquim Chissano e acompanhada por diversas entidades em todo o país.

A FRELIMO esteve na cidade da Matola a realizar uma escuta colectiva na Escola Central do Partido e um pouco em todo resto do país. Após a homologação dos resultados, o então proclamado Presidente Filipe Jacinto Nyusi procedeu ao um discurso, e junto aos seus camaradas prometeu mais 5 anos de governação caracterizados por Emprego, Emprego e mais Emprego.

Unidos, fazemos Moçambique desenvolver!
Filipe Nyusi, Nosso Presidente!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Daniel Chapo saúda professores de Inhambane

Daniel Chapo destaca feitos do padre Ezio

Celebremos Daniel Chapo!