Inhambane prevê comercializar mais de um milhão de toneladas na presente campanha

 


A Província de Inhambane, prevê na presente campanha 2023, comercializar um total de 1.730.102,60 toneladas de produtos diversos, contra 1.431.750,6 toneladas comercializadas na campanha 2022.

Esta comercialização, irá corresponder a um crescimento de 20.8 por cento, sendo a mandioca, coco fresco e fruta (com maior destaque para citrinos) as culturas que irão influenciar o resultado, com maior peso específico.

A informação foi avançada pelo Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, que falava na manhã desta quarta-feira (12/04) na cerimónia de lançamento da campanha de comercialização agrícola, que teve lugar na capital provincial, sob o lema: "Comercialização agrícola, dinamizadora do agro-negócio e industrialização".

Na ocasião, Daniel Chapo, desafiou as Instituições do Estado, a operacionalizar os mecanismos de acesso ao financiamento, promover investimentos que dinamizem o comércio, nomeadamente a reabilitação, expansão e modernização de infraestruturas de apoio ao desenvolvimento do comércio agrícola, como estradas terciarias e vicinais.

Às autoridades locais e tradicionais, Chapo instou a mobilizarem os camponeses a empenharem-se activamente na produção e comercialização agrícola, sobretudo, de produtos que contribuam para o aumento da sua renda e segurança alimentar.

De referir que, á margem do evento, foram partilhadas pelo Gabinete de Apoio á Pequenos Investimentos-GAPI, as linhas de financiamento para a promoção da comercialização agrícola e de igual modo, foram entregues cheques no valor total de 5.000.000,00MT a dois mutuários do Fundo Rotativo de comercialização agrícola, para a dinamização das suas atividades.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos