OJM em Inhambane discute temas de impacto social e ideológico do partido FRELIMO

 


A Organização da Juventude Moçambicana em Inhambane, realizou na tarde do último sábado (26/11), em Vilankulo, uma sessão de debate sobre três temas de impacto social e ideológico do Partido FRELIMO, com enfoque para a juventude.

O objectivo principal, era munir os jovens, de informação para reflexão capaz de criar mudanças positivas e/ou que conduzam a acções para o desenvolvimento do país.

Aliás, não é à toa que foram escolhidas algumas figuras sonantes na Província, Essau Elsidio Maela, Carlos Eduardo Mussanhane e Edmundo Galiza Matos Júnior, como oradores, considerando o seu rico percurso político e profissional.

O Secretário do Comité Provincial da FRELIMO para área de Mobilização, Comunicação e Imagem e Organizações Sociais, Essau Elsidio Maela, que também esteve em representação de Adélia Ertina José Zaulombo Macucule, Primeira-secretária Provincial da FRELIMO, coube apresentar o tema referente ao “Papel da Juventude no garante das vitórias da FRELIMO versus postura da juventude da FRELIMO na sociedade”, tendo sublinhado o aprimoramento da componente comunicação estratégica, como determinante na decisão do eleitor.

A FRELIMO é do povo e para o povo, daí que, Essau Maela falou da contínua abertura das suas Organizações Sociais para todos, aumentando mais membros e, por conseguinte, garantir que todos cumpram os seus deveres de membro.

As vitórias da FRELIMO dependem da apropriação ou aceitação do Partido que os seus membros têm, colocando assim a vitória da FRELIMO como missão primordial de cada Membro.

Por seu turno, Edmundo Galiza Matos Júnior, teve a missão de falar do “Significado e alcance do termo Camarada no seio da FRELIMO e a sua aplicação na juventude do Partido”.

 

Assim, depois de fazer uma digressão em exemplos de convivência que se espelham nos líderes da FRELIMO, Galiza Matos concluiu que o termo Camarada está ligada à Moçambicanidade e a sua diversidade cultural e étnica.

O termo Camarada na FRELIMO é irmandade, amizade, solidariedade, unidade nacional, coesão. É olhar para quem está ao seu lado e ter a capacidade de chamar-lhe de irmão e juntos traçar mecanismos para desenvolver o país.

A terminar, Matos desafiou a OJM a trabalhar afincadamente para garantir a sua robustez económica.

Coube a Carlos Eduardo Mussanhane, ou simplesmente Mano Litos, como é carinhosamente chamado pelos Camaradas, debruçar-se em volta do “Investimento da FRELIMO na valorização da juventude, dinâmicas sociais e políticas globais”.

Carlos Mussanhane, fez uma digressão sobre as várias etapas da história de Moçambique, aliás, história da FRELIMO que foi determinante na conquista da liberdade dos Moçambicanos.

“Neste longo percurso, a Província de Inhambane sempre soube liderar os processos de transformação e desenvolvimento de Moçambique.

Os líderes da FRELIMO, jovens de ontem, sempre deram exemplos claros do seu compromisso com a causa do povo e colocar a juventude a liderar o processo de transformação do país.

Os jovens de ontem devem ser valorizados, e estes têm a missão de partilhar as suas experiências com os jovens da OJM, por forma a garantir que estes estejam munidos de conhecimentos e experiências concretas, para o reforço da sua actuação nas suas actividades”, frisou o Mano Litos.

Por sua vez, Francisco Manuel Pagula, Secretário Provincial da OJM, falando em representação dos jovens presentes no debate, agradeceu de forma profunda aos 3 oradores, pelas apresentações bastante oportunas,  profundas e esclarecedoras, tendo ido ao encontro daquilo que se pretendia com a promoção do debate em alusão, que era acima de tudo, potenciar os jovens de elementos e informações relevantes, para auxiliar a sua actuação enquanto Membros da OJM e do Partido FRELIMO, principalmente olhando para os pleitos que avizinham.

Falando ainda sobre o debate dos temas apresentados, o timoneiro da Juventude da FRELIMO em Inhambane, afirmou que os jovens ali presentes acolheram de forma positiva os conhecimentos e experiências partilhadas, tendo garantido que a OJM compromete-se e fará de tudo, para seguir na íntegra os vários ensinamentos deixados, e que os mesmos farão parte da agenda de trabalho da Organização.

Ainda neste contexto, Francisco Pagula, falou da necessidade da realização de réplicas Distritais do debate havido, com vista a garantir que mais jovens tenham acesso a rica e relevante informação partilhada pelos 3 oradores convidados, no âmbito da realização da excursão ao Distrito de Vilankulo, alusiva aos 45 anos da OJM.

De referir que, á margem da sessão de debate, no período da manhã, foram plantadas um total de 450 mudas de mangal, no âmbito da promoção de acções de protecção deste ecossistema natural, bastante relevante para a reprodução de crustáceos, como também de redução de riscos de erosão marinha.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos