Guimino participa no Fórum Internacional para Atração de Investimento dos PALOP’s

 


O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Inhambane, participou de 02 a 04 de Novembro, no Centro Cultural Franco-Bissau, na Cidade de Bissau em Guiné Bissau, no II Fórum da Justiça Económica após a independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s).

O evento tem como objectivo central a captação de investimentos para os PALOP’s e a facilitação de transferências tecnológicas e experiências entre os países membros.

Na ocasião, Benedito Eduardo Guimino, que participou no II Fórum como orador do tema: Paz, Equilíbrio e Estabilidade Social na Comunidade PALOP’s, realçou a importância do evento para a partilha das oportunidades de negócio entre os PALOP’s, com destaque para as autarquias que assumem papel importante no impulsionamento da economia local.

“Visitem e invistam na Cidade de Inhambane nas áreas de turismo, restauração, hotelaria, agricultura, Educação, saúde energias renováveis, sistemas de fornecimento de agua, entre outras áreas que podem estar associadas aos ramos de negócio nas quais os empresários se encontram e almejam”, disse Guimino.

 O Fórum da Justiça Económica apôs a Independência dos PALOP’s, foi organizado pelo Gabinete do Primeiro Ministro da Guiné Bissau, Nuno Gomes Nabian e a Casa de Moçambique em Portugal, representada por Enoque João, onde juntou cerca de 500 participantes de vários quadrantes do mundo, entre autarcas, empresários e sociedade civil.

Na mesma efeméride foi eleita Rosa Sara Alberto Matsinhe Guimino, Madrinha Internacional do II e III Fóruns, e colocou-se o desafio de organizar o próximo evento (III Fórum) em Junho de 2023 na Cidade de Inhambane.

De referir que, nos finais deste mês a Cidade de Inhambane vai receber cerca de 10 empresário proveniente de Brasil, Portugal e Guiné Bissau que vão se juntar com empresários Moçambicanos para o lançamento do projeto Habitação Social para os PALOP’s e assinatura de memorandos com a Edilidade de Inhambane.

Salientar que I Fórum teve lugar na Cidade de Lisboa, República Portuguesa em junho passado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos