Daniel Chapo lança planos de estrutura urbana de 4 distritos e 2 autarquias

 


O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo lançou a dias o Plano de Estrutura Urbana de 4 Vilas distritais e 2 autarquias, cerimônia que aconteceu no distrito de Inhassoro.

Trata-se de Planos de Estrutura Urbana (PEUs) facto tido como um marco do início de elaboração e implementação de PEUs em seis unidades territoriais da província de Inhambane, nomeadamente as autarquias de Massinga e Vilankulo e vilas sedes dos distritos de Govuro, Funhalouro, Inharrime e Inhassoro.

A implementação dos planos, estão inseridos no âmbito do projecto “Província de Inhambane: Sustentável, Inclusiva e Resiliente-Projecto SIRI”.

Daniel Chapo, realçou que do lançamento do PEUs visa operacionalizar um dos grandes objectivos da agenda 20-30 para o desenvolvimento sustentável, que é tornar as cidades seguras e resilientes.

Por seu turno, o representante em Moçambique da Agência Catalã de Cooperação para o Desenvolvimento, Álvaro Garcia, realça a importância deste evento para a projecção futura que se faz das Unidades Territoriais abrangidas no processo, sobre o qual refere que tem a “finalidade de desenvolver ferramentas para uma boa planificação do território que permita enquadrar a evolução futura que as vilas e autarquias contempladas neste processo possam ter.

Na busca por soluções para a expansão de centros urbanos sustentáveis, com vista a estabelecer medidas para a gestão dos territórios, o representante do Ministério da Terra e Ambiente, Wetela Jone, acrescenta que “com este processo, esforços serão feitos no sentido de trazer soluções aos problemas de identificação de áreas seguras para a expansão das unidades territoriais.”

Participaram do evento, autoridades locais e outras instituições públicas, comissões de elaboração e acompanhamento do plano, cidadania (incluindo grupos mais vulneráveis), sector privado, parceiros de cooperação ao desenvolvimento, Organizações Não Governamentais, Organizações de Base Comunitária e Organizações da Sociedade Civil, entre outros actores chave.

O projecto SIRI é financiado pela União Europeia e implementado pelo Governo de Inhambane e pela Agência Catalã de Cooperação para o desenvolvimento.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos