Adélia Macucule encoraja a OJM a continuar engajada no desenvolvimento do país

 


A Primeira-secretária do Comité Provincial da FRELIMO em Inhambane fez este pronunciamento, hoje (29.11), durante a cerimónia que marcou a passagem dos 45 anos da fundação da Organização da Juventude Moçambicana, que se assinalam, sob o lema: 45 Anos da OJM Preservando a Nossa História, Promovendo a Paz e a Unidade Nacional.

De acordo com Adélia Ertina José Zaulombo Macucule, o partido FRELIMO aprecia com grande satisfação o papel da OJM na Província pelo seu engajamento no apoio social às populações através de actos de solidariedade, na sensibilização da população na prevenção de vários males que enfermam a sociedade.

Adélia Macucule reafirmou que “estamos cientes das várias dificuldades e desafios que o jovem enfrenta no seu dia-a-dia, com enfoque para a falta de emprego, habitação, necessidade de formação técnico-profissional, entre outras”.

Neste contexto, realçou o papel do Governo da FRELIMO pelo facto de incluir no seu pacote de prioridades, o compromisso em relação à empregabilidade, à habitação, à promoção de pequenas e médias iniciativas empresariais, ao aumento da produção e da produtividade, à promoção da educação e à formação profissional para a juventude.

Ainda no âmbito das celebrações dos seus 45 anos, a OJM em Inhambane, organizou uma Sessão de debate sobre temas relevantes para o desenvolvimento e empoderamento da juventude, sendo o “Papel da juventude para o Alcance da Independência Económica do País, ministrado por Salimo Valá, Membro do Comitê Central e PCA da Bolsa de Valores e o “Empreendedorismo como Factor Chave para o Desenvolvimento da Juventude ministrado por Yassin Amuji, Membro da FRELIMO e Empreendedor.

Ao longo da sua explanação, Salimo Valá, referiu que para garantir a independência económica, o País deve adoptar um novo modelo de desenvolvimento, mais abrangente, inovador e mais inclusivo.

De acordo com Salimo Valá, “o caminho para a independência econômica é a industrialização do país, pois, um país com indústria, é um país forte e independente”.

Valá disse ainda que é preciso apostar na educação, capacitação e formação da maioria da população moçambicana, a juventude, e dota-la de instrumentos para a mudança.

“A verdadeira fonte de riqueza de uma província como Inhambane, não está nos recursos naturais valiosos, mas sim, está na inteligência criativa do povo e acima de tudo da juventude”, sublinhou Valá.

Por seu turno, falando sobre o Empreendedorismo, Yassin Amuji, referiu que o empreendedor é a pessoa que não se contenta com o fracasso e reconstrói a ordem económica existente, através da introdução de produtos e serviços inovadores e pela criação de novas formas de organização e de se impor no mercado.

Amuji falou da necessidade de se capitalizar o uso da tecnologia no padrão actual de empreender, pois o mesmo poderá trazer resultados mais positivos, comparando com os demais modelos de empreender.

O jovem deve saber esperar, identificando as várias oportunidades e potencialidades existentes a seu favor. O empreendedor deve ser criativo, destemido, com vontade de trabalhar e de vencer, salientou Amuji.

Na mesma ocasião, o Secretário Provincial da OJM, Francisco Manuel Pagula, exortou a juventude a sempre procurar soluções para os problemas que as comunidades enfrentam.

“O jovem deve ser inovador, deve ser o farol da sociedade, aquele que leva as soluções fiáveis para a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Pagula.

Ainda nesta sessão foram entregues Diplomas de Honra, aos camaradas que tem apoiado no engrandecimento da Organização, tendo sido laureados Lourenço Matsinhe e Félix Chandamela.

De referir que, a margem do evento, pela manhã foi realizada a cerimônia de deposição da coroa de flores na praça da OJM em Inhambane e também foi entregue um enxoval completo ao primeiro bebé, nascido no dia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos