Autoridades Governamentais em Inhambane apelam à preservação da paz e unidade nacional



As autoridades Governamentais na Província de Inhambane, apelam para maior firmeza na preservação da Paz e Unidade Nacional no País. 

Este chamamento foi deixado na manhã deste Sábado (25/06) na Cidade de Inhambane, no decurso das cerimónias de Celebração do Dia da Independência Nacional, que hoje se comemora.

Na ocasião, Ludmila Maguni, disse que a celebração desta data, marca um momento singular para recordar o passado, a longa e árdua luta travada, os sacrifícios assumidos pelos moçambicanos, mas também, representa um momento para a contínua reflexão e exaltação de todos os feitos dos heróis nacionais, no contributo que deram, para trazer a Independência total e completa ao povo moçambicano.

Para Maguni, é preponderante que, apesar da complexidade dos desafios de desenvolvimento socio-económico, que o país tem estado a enfrentar na actualidade, não se pode permitir que seja dividido para satisfazer os interesses de invasores, ou qualquer que seja a origem ou natureza.

Daí que a Governante, usou da ocasião para saudar o empenho dos jovens nas fileiras das Forças de Defesa e Segurança, do Rovuma ao Maputo, em particular aos que se encontram empenhados no Teatro Operacional Norte, reforçados pela forçalocal, bem como, as forças do SAMIM e do Ruanda que, dia-a-dia lutam para trazer a estabilidade às zonas afectadas pelas acções dos terroristas, defendo desta forma a a soberania do País.

Por seu turno Daniel Chapo, Governador de Província de Inhambane, falou sobre a necessidade da juventude, continuar a preservar os valores da unidade nacional, paz, soberania e integridade territorial, por forma a continuar a elevar-se o nosso Moçambique, como um País respeitado e reconhecido pelas nações a nível mundial, evidenciando-se a recente eleição retumbante, para Membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Chapo, acresceu ainda que é primordial que todos continuem a trabalhar, com vista a garantir a independência económica do País, e para o efeito, deve-se massificar a produção agrária, industrial, entre outras frentes, com a garantia de que a mesma irá contribuir para alcance do desenvolvimento socio-económico do País, no geral e da Província de forma particular. 

Para além da cerimónia de deposição da coroa de flores na Praça dos Heróis, visita à exposição mista, foram condecorados um total de 5 Veteranos de Luta de Libertação Nacional, com a medalha de veteranos da luta de libertação. 

Fonte: GSEI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos

Guimino promete cursos profissionalizantes aos munícipes de Salela

Daniel Chapo saúda professores de Inhambane