PGR quer envolvimento de todos para a erradicação de crimes no país

 


A Procuradora Geral da República Beatriz Buchili, defende articulação mais arrojada dos órgãos de justiça com as comunidades e governos a vários níveis com vista a contribuir em acções favoráveis contra a violação da Lei no País.

Falando na manhã desta segunda-feira (23.05) na cidade de Inhambane durante a abertura da Décima Quinta Sessão do Conselho Coordenador do Ministério Público, Beatriz Buchili, avançou que Moçambique enfrenta grandes desafios no que concerne à prevenção e combate a crimes organizados e transnacionais, que entre eles destaca-se o terrorismo, o branqueamento de capitais, a corrupção, os raptos, o consumo e tráfico de drogas, a imigração ilegal entre outros.

Beatriz Buchili atestou ainda que a defesa da saúde pública, dos direitos do consumidor, do património histórico, cultural e arquitetónico, do ordenamento territorial e da preservação da flora e fauna constituem algumas preocupações para os órgãos de justiça no país.

O Conselho Coordenador é o órgão colectivo do Ministério Público que tem por função analisar e deliberar sobre as questões fundamentais da organização e do funcionamento dos órgãos do Ministério Público.

É deste pressuposto que a Procuradoria Geral da República, entende que deve ser reforçada a capacidade de intervenção do sector, com vista a dar resposta aos inúmeros desafios no âmbito do controlo da legalidade, prevenção e combate à criminalidade, gestão da coisa pública, bem como da defesa dos interesses colectivos e difusos.

Por sua vez a Ludmila Maguni Secretária de Estado na Província de Inhambane, destacou os avanços alcançados pelo sector de Justiça na Província no que tange ao combate e prevenção da criminalidade, controlo da legalidade bem como no combate a corrupção.

De salientar que a Décima Quinta Sessão do Conselho Coordenador do Ministério Público tem a duração de cinco dias e decorre sob o lema: por um Ministério Público Interventivo na Defesa do Estado de Direito Democrático.

Fonte: GSEI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos