Govuro realiza a sua primeira edição do festival Mangamba

 


O Administrador do Distrito, Fernando Doda Muzobingua dirigiu a primeira edição do festival Mangamba, nesta sexta-feira, 27 de Maio de 2022, na vila de Nova-Mambone, sede do Distrito de Govuro.

O festival  “Mangamba” foi antecedido pela deposição de coroa de flores nas águas do rio Save e marcha pelas artérias da Vila Sede,  um evento abrilhantado ao som da banda municipal de Inhambane.

A exposição de vários produtos com destaque para o camarão, peixe, santola, produtos agrícolas, a especial gastronomia local e actividades culturais com artistas locais coloriram igualmente a festa do primeiro festival de Mangamba, Govuro, edição 2022.

Muzobingua, discursando à margem do evento considerou a primeira edição do festival Mangamba momento de valorização da identidade cultural e de consolidação da amizade, irmandade e união da população de Govuro, expandir a imagem do Distrito no domínio pesqueiro, a busca de investimentos que poderão galvanizar a produção e produtividade pesqueira, bem como incrementar o emprego e o auto-emprego para os jovens do Distrito.

Fernando Muzobingua destaca o reflorestamento do mangal e a conservação do ecossistema marinho como fundamental para o repovoamento das espécies, daí que chama à consciência de todos os intervenientes, nesta cadeia de valores, para que sejam vigilantes nos esforços empreendidos pelo governo, no repovoamento do mangal, zona onde o camarão e outras espécies marinhas se reproduzem. Por sinal, o que faz com que Govuro se destaque como maior produtor de mariscos ao nível da província de Inhambane.

O evento de dois dias contou com a presença de representantes do Governo Provincial e membros do governo local, autoridades comunitárias e líderes religiosos, personalidades influentes, para além dos empresários e investidores, digo parceiros do Governo Distrital, que tornaram o sonho do governo e dos pescadores, uma realidade.

Refira-se que na edição do festival Mangamba, fizeram-se presentes mais de 50 expositores locais e de outros pontos do país. E ficou definido que o festival de Mangamba é anual, a ser realizado preferencialmente na penúltima semana do mês de Maio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos