Presidente da República lança 1ª primeira pedra de construção de 3 projectos estruturantes em Inhassoro

 


O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu nesta Segunda-feira (28/03) o Lançamento da 1ª Pedra para a construção da Central Térmica de Temane (CTT), da Linha de Energia Elétrica Temane Maputo (TTP) e da Fábrica de Gás de Cozinha, no Distrito de Inhassoro, Província de Inhambane. 

Trata-se da implantação de 3 projectos estruturantes, sendo um deles a Central Térmica de Ciclo Combinado, com capacidade para produzir cerca de 450MW de energia, e está avaliada em cerca de 652 milhões de dólares norte americanos, cujo projecto será implementado pela EDM, GLOBELEQ e SASOL com a duração de 34 meses.

Na ocasião Filipe Nyusi, disse que apesar dos diversos desafios que o País tem estado a enfrentar, o lançamento deste projecto constitui uma prova inequívoca do trajecto de desenvolvimento que Moçambique, tem estado a assinalar, daí que assegurou o compromisso do Governo, em continuar a trabalhar para melhorar o ambiente de negócios, com vista atrair novos investimentos. 

O Chefe do Estado reiterou ainda que, a implementação deste projecto é uma demonstração clara que o Sector Privado organizado, consegue viabilizar os seus investimentos ao nível nacional. 

Ainda nesta senda, importa frisar que antes, Filipe Nyusi, inaugurou um sistema de abastecimento de água na sede do Distrito de Inhassoro, uma infraestrutura com a capacidade de prover água potável para mais de 30 mil pessoas, cuja construção foi financiada pela SASOL.

No acto, Filipe Nyusi disse que a inauguração do referido sistema de abastecimento, significa assegurar a melhoria das condições de vida para população, provendo melhores condições sanitárias, bem como, a reduzir as distâncias que enfrentavam na busca do precioso líquido.

Filipe Nyusi apelou a população de Inhassoro a cuidar das instalações, para que durem por muito tempo, bem como, a continuar vigilante contra os inimigos do desenvolvimento.

Fonte: GSEI

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos