“Vamos dizer não a estigmatização e exclusão da pessoa com deficiência visual”

 


O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Inhambane falava na última quarta-feira (16), em um encontro com os membros da Associação dos Cegos e Ambiopes de Moçambique (ACAMO) residentes no Município de Inhambane, tendo em vista inteirar-se do dia-a-dia da vida desta camada social.

Os membros da ACAMO em Inhambane, queixam-se de dificuldades para aceder aos serviços públicos, com destaque para saúde e transporte.

Por outro lado, Benedito Eduardo Guimino, disse que as desigualdades, estigmatização e a exclusão da pessoa com deficiência visual devem acabar, para tal, “todos somos chamados a dar o nosso contributo, valorizando cada vez mais este grupo social”.

Benedito Guimino diz que “não se justifica que os transportadores semi-colectivos de passageiros não aceitem levar a pessoa com deficiência visual, considerando que esta, tem os mesmos direitos que o resto dos passageiros”.

“Também é preciso que mais instituições públicas e privadas estejam preparadas para acolher sem dificuldades a todos cidadãos, isso implica a colocação de corrimão, rampas nas entradas entre outros elementos essenciais”, concluiu Guimino.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos