“Vamos dizer não a estigmatização e exclusão da pessoa com deficiência visual”

 


O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Inhambane falava na última quarta-feira (16), em um encontro com os membros da Associação dos Cegos e Ambiopes de Moçambique (ACAMO) residentes no Município de Inhambane, tendo em vista inteirar-se do dia-a-dia da vida desta camada social.

Os membros da ACAMO em Inhambane, queixam-se de dificuldades para aceder aos serviços públicos, com destaque para saúde e transporte.

Por outro lado, Benedito Eduardo Guimino, disse que as desigualdades, estigmatização e a exclusão da pessoa com deficiência visual devem acabar, para tal, “todos somos chamados a dar o nosso contributo, valorizando cada vez mais este grupo social”.

Benedito Guimino diz que “não se justifica que os transportadores semi-colectivos de passageiros não aceitem levar a pessoa com deficiência visual, considerando que esta, tem os mesmos direitos que o resto dos passageiros”.

“Também é preciso que mais instituições públicas e privadas estejam preparadas para acolher sem dificuldades a todos cidadãos, isso implica a colocação de corrimão, rampas nas entradas entre outros elementos essenciais”, concluiu Guimino.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Celebremos Daniel Chapo!

Daniel Chapo destaca feitos do padre Ezio

Daniel Chapo saúda professores de Inhambane