Central Eléctrica da Ilha de Inhambane entregue oficialmente aos ilhéus

 


O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Inhambane inaugurou na última sexta-feira (11.02), a Central Fotovoltaica da Ilha de Inhambane no âmbito da expansão da rede eléctrica no Município e no prosseguimento da agenda nacional que preconiza a disponibilidade de energia eléctrica para todos.

Trata-se de uma central de produção de energia eléctrica construída com base em 126 painéis solares, que actualmente explora uma capacidade de 30kwp e uma produção anual de 54.75MW de energia para beneficiar a 214 famílias, numa primeira fase.

A infra-estrutura conta ainda com 192 baterias que geram uma capacidade máxima de armazenamento de 268.8kwh de energia. Todavia, a Central ainda não funciona na sua capacidade máxima e a Edilidade e o FUNAE vão continuar a trabalhar para incrementar a produção de energia para beneficiar a mais munícipes. 

A construção da Central Fotovoltaica da Ilha de Inhambane, é resultado de uma parceria entre o Conselho Municipal de Inhambane e o Fundo Nacional de Energia (FUNAE), num investimento de 25 milhões de meticais.

Na ocasião, Benedito Eduardo Guimino disse que a electrificação da Ilha de Inhambane é o cumprimento de mais uma promessa eleitoral do seu partido FRELIMO, feita durante a publicação do Manifesto Eleitoral, transformado em Plano Quinquenal. 

Benedito Guimino, louvou a paciência e a coordenação dos munícipes durante o período da montagem da central, tendo apelado aos mesmos o bom uso, bem como, a vigilância para que se evitem situações de vandalização, garantindo, assim, a durabilidade da infraestrutura.

Por sua vez, os munícipes agradeceram o esforço do governo do Partido FRELIMO e a capacidade empreendida pela Edilidade para a materialização da promessa e garantiram que vão cuidar da infraestrutura para o bem de todos.

Entretanto, Benedito Guimino, concluiu que “agora o desafio é colocar água potável canalizada aos munícipes na Ilha de Inhambane e neste momento, decorrem estudos por forma a definir a melhor estratégia para o fornecimento do precioso líquido”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos