Mais de 26 mil meninas serão vacinadas contra o cancro do colo do útero em Inhambane

 


O Sector da Saúde em Inhambane, prevê vacinar mais de 26 mil meninas contra o cancro do colo de útero, com idade a partir dos 9 anos e este processo será administrado em duas doses, com um intervalo de 6 meses.

A informação foi avançada na tarde desta sexta-feira (26/11) na Cidade de Inhambane, durante a Cerimónia de Lançamento da Campanha de Vacinação contra o Vírus Papiloma Humano, causador do Cancro do Colo do Útero, que decorre sob o lema: “Porque ela merece”.

Na ocasião, Ludmila Maguni, Secretária do Estado na Província de Inhambane a quem coube o lançamento da campanha, caracterizou o cancro do colo do útero, como um problema de saúde pública de nível mundial e da Província de Inhambane de modo particular, atendendo que mais de 86.361 mulheres acima de 15 anos estão em risco de desenvolver a doença, e com um registo anual de 1.578 novos casos.

Maguni, reconhece o esforço empreendido pelo Sector da Saúde neste ponto do País na luta contra este mal, tendo referenciado que nos últimos 9 meses de 2021 foram rastreadas 55.468 mulheres, das quais 774 apresentam sinais de lesões pré-cancerosos, dessas 731 foram tratadas com crioterapia e 43 foram diagnosticadas por suspeita de cancro do colo do útero, daí que o Governante apela a todos Pais e Encarregados de Educação, para encarar esta luta contra o cancro do colo do útero, com muita seriedade.

Por seu turno Daniel Chapo, Governador da Província de Inhambane, disse que o cancro do colo do útero é uma doença que pode ser prevenida, bastando apenas adiar as relações sexuais, não ter vários parceiros, usar o preservativo, bem como aderindo ao processo de vacinação contra HPV. 

Para Chapo, é bastante importante que as mensagens sobre o processo de vacinação sejam difundidas em todos locais, como nas casas, escolas, entre outros pontos relevantes, para que mais raparigas apartir dos 9 anos, estejam mobilizadas para tomar a vacina e só assim, será possível vencer o cancro do colo do útero, rematou Chapo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM