Já é possível processar carne no distrito de Panda

 


O Distrito de Panda, na Província de Inhambane, já processa carne bovina, com a entrada em funcionamento de um Matadouro, com capacidade de processar cerca de 100 cabeças de gado por dia.

Para o efeito, Celso Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, inaugurou nesta Sexta-Feira (22/10) um matadouro, denominado New Sub Industry Limitada, por sinal o segundo maior a nível nacional, podendo beneficiar as zonas Sul e Centro do País.

Na ocasião, Correia disse que, a inauguração do matadouro de abate e processamento de carne, afigura-se um sinal bastante positivo e forte, da estratégia de desenvolvimento, e coloca a província de Inhambane como um pilar de crescimento agropecuário de referência nacional.

Para Coreia, o investimento de 5 milhões de dólares norte-americanos para a instalação do centro de processamento ora inaugurado, mostra os esforços avançados pelo Governo, para alavancar o processo de industrialização, consolidando desta forma, a economia do País, tornando-o, autossuficiente na produção de carnes e reduzindo deste modo, a sua importação.

Esta inauguração, acontece à margem da cerimónia de preparação do Lançamento da Campanha Agrária 2021/22, que teve lugar no Distrito de Panda, localidade de Muiane.

Celso Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, afirmou ainda que, através do SUSTENTA, será lançada a iniciativa para a melhoria genética, e que neste momento o Governo fez aquisição de mil touros para melhorar o gado bovino, que vai ajudar estimular a economia da Província, em particular e nacional, em geral. 

Por seu Turno, Ludmila Maguni, Secretária de Estado na Província de Inhambane, entende que através do Projecto Sustenta, a actividade agrícola embarcou para um processo de transformação de uma agricultura predominantemente de subsistência, para uma agricultura virada ao mercado, com o aumento do rendimento por hectare nas culturas e melhoramento de manejo na criação de gado, facto que está a estimular a economia rural da Província. 

Para Maguni, a contratação dos 151 novos Extensionistas para reforçar os 196 já existentes na província, irá incrementar o número de famílias a serem assistidas, podendo assim, acrescer os seus rendimentos, garantindo deste modo, a estabilidade do pilar da disponibilidade alimentar na região.

Com vista à preparação da Campanha 2021/2022, Correia procedeu à entrega do equipamento mecanizado aos PACE's e motorizadas aos Extensionistas. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM