”O orçamento alocado ao sector não satisfaz a demanda para o melhoramento da vida dos combatentes” - Carlos Siliya

 


O Ministro dos Combatentes, Carlos Jorge Siliya diz que o orçamento destinado ao Sector, não satisfaz a demanda das necessidades de melhoria das condições de vida dos Combatentes. Carlos Siliya, fez este pronunciamento na manhã desta quarta-feira (29) na Cidade de Inhambane, durante a Cerimónia de Abertura do XII Conselho Coordenador do Ministério dos Combatentes, que, decorre sob o lema: “MICO, firme na Inserção Socioeconómica do Combatente, Paz e Unidade Nacional”. 


Como exemplo da insuficiência dos fundos alocados ao sector dos Combatentes, Carlos Siliya, destacou a componente de assistência médica e medicamentosa, em que nos hospitais e farmácias públicas, não se consegue dar cobro às receitas de medicamentos recomendados. No Sistema de Cadastro Nacional de registo e fixação das pensões dos Combatentes, o sector enfrenta entraves para a modernização das plataformas digitais, bem como, no subsídio funerário dos combatentes que perdem a vida por ano, não obstante ter sido incrementado de 10.000,00MT para 20.000,00MT. 


Na sequência, Siliya, afirmou ainda, que a guerra perpetrada pelos terroristas, tem contribuído em grande medida, no sofrimento dos Combatentes em Cabo Delgado, que não tem estado a receber as suas pensões, devido a destruição de infraestruturas sociais, perda de documentos, entre outros aspectos.


Por sua vez, a Secretária de Estado em Inhambane Ludmila Maguni, realçou a necessidade do órgão, discutir sobre os mecanismos mais simplificados de fixação de pensões, incremento das oportunidades de formação dos filhos dos combatentes ou dependentes legais, através de atribuição de bolsas de estudos, e a sua inserção no mercado de trabalho, assim como, a construção de residências para os combatentes com deficiência profunda.


Por seu turno, o Governador da Província, Daniel Chapo, destacou o contributo dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, no envolvimento a vários níveis, na busca da paz efectiva, estabilidade política, económica e social em prol do desenvolvimento do País.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos