Mais de 90 mil pessoas vivem com HIV e Sida em Inhambane

 


Mais de 90 mil pessoas vivem com HIV e SIDA na província de Inhambane, segundo os dados do Conselho Provincial do Combate ao SIDA, referentes ao 1° Semestre do ano em curso.

A informação foi avançada, na manhã desta terça-feira (21) na Cidade de Inhambane, durante a realização do Conselho Provincial, alargado a outros actores da Resposta Multissectorial ao HIV e SIDA, que decorre sob o lema: “Por uma Coordenação da Resposta Multissectorial ao HIV e SIDA, Concertada no Contexto da COVID-19.” 

Na ocasião, a Secretária de Estado de Província de Inhambane, Ludmila Maguni, disse que a província conta actualmente com 90.640 activos em TARV, sendo que 5.809, são crianças. Ainda neste contexto, foi esclarecido que 39 crianças e 119 adultos abandonaram o tratamento TARV. 

Na sequência, a governante apontou que o estigma, descriminação, e o não uso do preservativo, são os principais vectores que contribuem para os elevados índices de contaminação pelo vírus de HIV e SIDA, no País e na Província, em modo particular.

Maguni, frisou haver necessidade de fortalecer as acções da comunicação para mudança social e de comportamento, produzindo mensagens e abordagens coerentes, tendo em conta as especificidades dos grupos-alvo e faixas etárias, com enfoque para os jovens e adolescentes.

As autoridades competentes devem elaborar estratégias para aumentar a cobertura da disponibilidade de preservativos, assegurar que mais mulheres grávidas HIV positivas, adiram a Prevenção de Transmissão Vertical, e do tratamento anti-retroviral, aumentar a proporção dos beneficiários ao tratamento anti-retroviral, sendo estes os factores preponderantes para o alcance da supressão viral, vincou Maguni.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos