Alternativas de geração de renda: pescadores de Quewene esperam por dias melhores

 


São no total 800 mil dólares a serem investidos pela WWF em 7 aldeias de quatro distritos maioritariamente da zona da província de Inhambane, incluindo a localidade de Quewene que é tida como a menos desenvolvida do distrito de Vilankulo, segundo o relatório apresentado nesta segunda-feira (27), pela ZOO Technolog.

Este montante, segundo Lara Muaves, representante da WWF, visa impulsionar o crescimento econômico local e oferecer alternativas de geração de renda aos pescadores.

“Há pessoas que vão ao mar por falta de alternativas, e uma vez que os recursos também estão a escassear é preciso oferecer a este grupo outra fonte de renda para evitar a pressão sobre o mar”, disse Lara Muaves.

Sem avançar com os projectos a serem implementados, a representante da WWF, apontou como hipóteses a aquacultura e a agricultura: “o estudo que se vai realizar será determinante nesse aspecto, a experiência que tivemos na zona norte mostra-nos que é possível criar a independência dos pescadores fora do mar”.

Por sua vez, o administrador de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Jr, reconhece o martírio não só dos pescadores, mas de toda população da localidade de Quewene que carece de vias de acesso, assistência médica e medicamentosa, entre outras necessidades. 

“Temos muitos pescadores a irem ao mar, entretanto há que se reconhecer que o volume já não é o mesmo, por isso há necessidade de se pensar em outras alternativas de geração de renda”, disse Matos que acrescentou “queremos que o dinheiro seja bem aplicado e nós exigimos resultados”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos