Deputados da FRELIMO visitam Parque Nacional do Zinave

 


Ana Rita Sithole, Membro da Comissão Política, Membro da Comissão Permanente da Assembleia da República, acompanhada pelo Deputado Dias Letela, efectuou nesta segunda-feira (16), uma visita de trabalho ao Parque Nacional do Zinave no Distrito de Mabote.

A visita está enquadrada no âmbito das jornadas parlamentares que estão em curso na Província de Inhambane, no caso vertente as actividades estão no campo da monitoria das actividades que o Parque está a desenvolver para a plena instalação e desenvolvimento do Parque Nacional do Zinave, criando todas as valências ajustadas a uma efectiva preservação da Biodiversidade que suporta o turismo e desenvolvimento económico e social das comunidades.

Já está na fase final o programa de Saída Voluntária do interior do Parque Nacional do Zinave e estão a ser erguidas habitações, escolas, abertura de sistemas de abastecimento de água bem como o investimento em actividades agro-pecuárias. Os mecanismos de aproximação do Parque com a comunidade são referência positiva por ser notória a articulação na planificação e execução de programas.

Na sua integração com a Administração do Parque Nacional do Zinave, Ana Rita Sithole partilhou que está em Zinave para conhecer os desenvolvimentos e integração das comunidades tendo sempre presente que o Parque representa um lugar de esperança e conforto para o bem-estar.

Foi apresentado o informe sobre os trabalhos e áreas de articulação do Parque Nacional do Zinave e a sua relação com a Administração de Justiça visto que a necessidade de esclarecimento dos vários tipos legais de crimes que infelizmente põe em causa o investimento que está a ser feito pela ANAC e a Peace Park Foundation que estão na congestão da infra-estrutura. Neste momento está a decorrer um programa de repovoamento do Parque com animais de Grande porte onde se destaca o Elefante, leopardo, búfalos e outros.

O Parque Nacional do Zinave criou um programa de suporte às famílias ao redor do Parque no âmbito dos choques financeiros criados pela Pandemia, é assim que, 200 pessoas estão desde Agosto de 2020 estão empregadas e até a data já foram pagos mais de 7 milhões de meticais visto que o valor mais baixo por pessoa é de mais de 6 mil meticais.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Moçambique gradua os primeiros doze mestres em Biologia e Conservação

Celebremos Daniel Chapo!

Mabote celebra 36 anos da sua elevação a categoria de Distrito