Filipe Paúnde reúne com OJM em Inhambane

 

O Membro da Comissão Política e Chefe da Brigada Central da FRELIMO de Assistência a Província de Inhambane, Filipe Chimoio Paúnde, orientou na tarde da última quinta-feira (24), uma reunião com a Organização da Juventude Moçambicana (OJM) da Província de Inhambane.

Na reunião com a OJM, foram desenvolvidos temas como o lançamento de 46 anos da Independência Nacional, 60 Anos da fundação do Partido FRELIMO e divulgação das decisões tomadas a nível do Comité Central do Partido.

Paúnde debruçou-se sobre a fundação do Partido FRELIMO a 25 de Junho de 1962 em Dar-es- Salaam, em Tanzânia, com a liderança do visionário e arquiteto da Unidade Nacional, Eduardo Chivambo Mondlane, Primeiro Presidente do Partido FRELIMO, que uniu os três movimentos na altura, divididos em regiões, com vista a combater o sistema colonial.

Segundo Filipe Paúnde, a Unidade Nacional é a arma fundamental para combater o inimigo.

“O colono foi vencido através desta arma, ainda com tentativas indirectas do mesmo sistema colonial, foram desencadeadas várias guerras do (Apartheid e Ian Smith) mas com moçambicanos unidos consagrou-se sempre a victória”, repisou Paúnde. 

Desta forma, exortava e injetava na massa juvenil, o braço mais longo do Partido FRELIMO e na mesma senda, despertava a importância desta camada, pois,  faz parte e frente de todas as esferas que lutam e vencem em prol da independência e desenvolvimento do país.

Com a passagem de 46 anos da independência e 60 anos da fundação do Partido FRELIMO, o Membro da Comissão política e Chefe da Brigada Central em Assistência a Província de Inhambane, falou da FRELIMO como um partido de transformações com vista ao desenvolvimento do país, sendo o dia 25 de Junho, o dia de lançamento das celebrações do seu 60º aniversário, sob o lema “60 Anos da FRELIMO consolidando a Unidade Nacional, Promovendo a Paz e Desenvolvimento de Moçambique”.

Detalhando o sentido do lema, Filipe Chimoio Paúnde desafia os membros da OJM para usar da arma a Unidade Nacional, combatendo o terrorismo em Cabo Delgado e os ataques armados da junta militar da RENAMO no centro do país. Apela ainda para que haja o acolhimento dos irmãos que aderem ao processo da Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR), como forma de promover a paz no país.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos