Cerca de 45% da população em Moçambique consome sal iodado

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, afirma que cerca de 45% da população nacional consome o sal iodado.

Esta informação foi avançada na manhã de ontem quinta-feira (29) na cerimónia de lançamento da Semana Nacional do Consumo do Sal Iodado, que decorre sob o lema: “Escolha Sal Iodado pela sua Saúde e da sua Família ”, realizada na Cidade da Maxixe.

Na ocasião, Armindo Daniel Tiago, disse que o consumo do Sal Iodado em Moçambique ainda é baixo, uma vez que apenas 45% dos agregados familiares  é que consomem o sal iodado, havendo portanto necessidade de garantir que todos os moçambicanos consumam o sal iodado.

Tiago afiançou ainda que o iodo é um micronutriente importante, necessário ao organismo humano em pequenas quantidades para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento normal do cérebro.

Por seu turno, Ricardo Nhacuonge em representação da Secretaria do Estado na Província de Inhambane Ludmila Maguni, destacou que a província tem uma costa de cerca 700 km de águas cristalinas, dando o privilegio de existir várias áreas de produção do sal.

Nhacuongue, disse ainda que a província conta com cerca de 13 produtores de sal, sendo 9 sediados no Distrito de Govuro e 4 no Distrito de Zavala e com uma capacidade de produção de sal de 21.180 toneladas por ano.

A Representante do Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, Benilde Macuamule, disse que a realização deste evento torna-se um marco importante, na medida em que a província produz um sal de cozinha bastante apreciado nos mercados locais da província e do país, tendo ainda boas prespectivas de exploração do mercado internacional, o que demostra a qualidade do sal produzido.

Fonte: GCI-Secretaria de Estado em Inhambane

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos