Daniel Chapo inaugura mais uma unidade de processamento de mandioca



O Governador da Província de Inhambane inaugurou na tarde desta terça-feira (22), mais uma unidade de processamento da mandioca no distrito de Inharrime.

Depois de inaugurar a unidade de processamento de mandioca no distrito de Zavala, o chefe do Conselho Executivo Provincial de Inhambane, que está de visita ao distrito de Inharrime, procedeu a inauguração desta infraestrutura pertencente à Associação Josina Machel que foi convertida a cooperativa que se dedica a processamento da mandioca em tapioca.

Chapo disse na ocasião que a província de Inhambane é a terceira maior produtora da mandioca a nível do país, daí a preocupação do seu executivo para transformar este produto em vários subprodutos de modo a dar mais renda no seio familiar. Ao que acrescentou dizendo que a mandioca deixou de ser produto de autossustentável para uma cultura de rendimento.

De acordo com Daniel Chapo, antes da implantação destas unidades de processamento, a maioria das famílias usavam a mandioca para o consumo comum, mas com a nova dinâmica a mesma é transformada em biscoitos, bolos, tapioca, yogurte entre vários produtos e até mesmo para o fabrico da cerveja.

A cooperativa foi fundada em 2002 e é composta por 15 membros, destes 8 são mulheres e espera-se que se beneficie pouco mais de 500 agricultores na venda da mandioca para a unidade com capacidade instalada para processar cerca de 6 toneladas de mandioca bruta  por dia e 1500 toneladas de toneladas de tapioca, sendo que atualmente está a processar a metade da sua capacidade.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo de Inhambane


Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos