Governo de Mabote e INGC comprometidos com a dinamização efectiva do CERUM-Mabote


L’image contient peut-être : 1 personne, debout et intérieur
No dia 18 de agosto, as duas instituições passaram em revista os planos de actividades que estão a ser implementados no distrito, olhando para a resiliência às mudanças climáticas.

Na ocasião, o Administrador do Distrito de Mabote, Carlos Mussanhane, reafirmou o compromisso incondicional de trabalho e cooperação com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

Por seu turno, o Director Nacional de Desenvolvimento das Zonas Áridas e Semiáridas no INGC, Paulo Tomás, manifestou maior satisfação pelo compromisso reafirmado pelo Governo do Distrito de Mabote em criar mais e melhores condições para que o Centro de Recursos de Uso Múltiplo (CERUM) desempenhe a sua função de empoderamento das comunidades visando a sua adaptação a vida em zonas semiáridas que é o caso de Mabote.

Hoje, o CERUM de Mabote produz ananás e hortícolas, e tem feito a engorda de alevinos, sendo por via desta realidade, uma fonte de geração de renda para uma associação de mulheres de Mabote.

Ainda este ano voltará a processar vários licores de frutos silvestres, numa lógica de manter o nome de Mabote como o topo no processamento destes licores e aguardentes.

A grande missão do CERUM é a transferência de tecnologia e conhecimento como forma de empoderamento da população.

O Governo do Distrito de Mabote felicita ao INGC pela sábia e oportuna decisão de avançar com uma abordagem de integração de outros parceiros, como é o caso da Universidade Eduardo Mondlane, com que o Governo do Distrito Mabote celebrou um memorando de entendimento no passado dia 14 de agosto, na Reitoria da UEM.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM