Maita satisfeita com produção de comida em Inhambane

A Ministra do Mar Águas Interiores e Pesca, Augusta Maita mostrou-se impressionada com a produção agrícola na Província de Inhambane.

Augusta Maita falava na tarde da quinta-feira (30), na cidade de Vilankulo depois de visitar dois agricultores, um do sector familiar e o outro privado, no âmbito do lançamento do Programa SUSTENTA nesta província.

Na ocasião, Maita desbravou os cerca de 250 hectares, enchendo as vistas com o verde de culturas em campo tais como milho, batata-reno, tomate, cebola, repolho e mais, onde ficou a saber que a semente melhorada e a tecnologia usada numa das farmas era disseminada para as comunidades locais, que é um dos objectivos do SUSTENTA.

De acordo com a Ministra das Pescas, a introdução de práticas inovadoras de produção agrícola, baseadas na aplicação da agricultura de conservação, uso racional de insumos e factores de produção, constituirá um importante alicerce para o aumento da produtividade e da produção, incentivando, ao mesmo tempo, a vertente comercial para superar a tendência tradicional de produção de subsistência.

Segundo Augusta Maita, esta visão, para além de catapultar a agricultura para níveis bastante altos e tomar a liderança do processo económico de transformação estrutural a que o nosso Governo se propôs, terá impactos directos na Renda Familiar.

Mais adiante, aquela dirigente disse que, se os resultados da fase-piloto foram animadores sobremaneira, pois revelaram que o SUSTENTA pode, efectivamente, sustentar a agricultura em Moçambique, facto que, pode-se afirmar que, com os incentivos e inovações que o Programa traz, estão criadas as condições para que o país saia da dependência em relação a produtos alimentares básicos.

Testemunharam ao lançamento do Programa SUSTENTA, os dirigentes do nível provincial, administradores distritais, extensionistas, agricultores e os agentes económicos.

Fonte: https://web.facebook.com/Governador.Inhambane

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos