Vale Moçambique doa dois milhões de dólares em ajuda humanitária




A Vale Moçambique, uma mineradora que opera nos campos de carvão mineral de Moatize, província de Tete, vai doar ao país dois milhões de dólares norte-americanos, em ajuda humanitária, em apoio ao combate à pandemia do novo coronavírus, Covid-19.


Um comunicado daquela companhia refere que a entrega de bens já começou a ser feita em Tete, e deverá abranger outras províncias nos próximos dias.
Para o efeito, a Vale assinou no dia 17 de Abril, em Maputo, um memorando de entendimento com o Governo moçambicano.



“Esta ajuda inclui diversos materiais de higiene, equipamento hospitalar e itens de protecção individual para os profissionais de saúde e 80 mil testes rápidos. A oferta de luvas, máscaras, óculos de protecção, botas, macacões e aventais figuram, também, da lista dos itens de protecção individual para o pessoal de saúde”, explica o comunicado.



Aponta ainda que, em termos de material de higiene, a doação inclui pulverizadores eléctricos, álcool de desinfecção, barras de sabão e frascos de desinfectante.
“Além disso, no que se refere a equipamentos hospitalares, serão entregues bombas de infusão, kits de colheita de amostras, aspiradores, desfibrilhadores entre outros”, acrescenta.



O processo de entrega da doação teve início no dia 18 de Abril, em Tete. O processo vai prosseguir, nos próximos dias, em outros pontos do país, como Maputo, Nampula e Niassa.
“Estamos cientes da nossa responsabilidade, neste momento desafiador para todos. Esta intervenção demonstra o nosso compromisso com a sociedade moçambicana, porque entendemos que somos parte das comunidades nas quais estamos inseridos e também um agente importante de transformação”, disse Márcio Godoy, director da Vale em Moçambique.



A Vale realça ainda que tudo está a fazer para proteger a saúde e a segurança dos seus colaboradores e das comunidades próximas às suas operações, através do reforço das medidas de prevenção amplamente divulgada pelas autoridades de saúde.



(Notícias/AIM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos