Mais de 170 pescadores de Zavora recebem embarcações de pesca



Mais de 170 pescadores que exercem a sua actividade de pesca na praia de Závora no distrito de Inharrime receberam na tarde desta Sexta-feira (24), seis embarcações motorizadas e equipadas com kits de salvamento.

A entrega foi orientada pelo Governador da Província, Daniel Chapo que disse na ocasião, que Inhambane possui uma linha de costa de 700Km, onde a actividade piscatoria é exercida por cerca 10.561 pescadores artesanais, distribuidos por 188 centros de pesca, 2.760 embarcações e 3.791 artes de pesca segundo o censo 2012.

De acordo com Daniel Chapo, para diminuir a pressão sobre os recursos pesqueiros, o Governo de Moçambique através do fomento da pesca artesanal, tem vindo a promover a motorização da pesca artesanal em mar aberto o que de certa forma vai melhorar a produção e produtividade em pescado de alto valor comercial, assim como o aumento do emprego nas comunidades pesqueiras.

Segundo o governante, foi neste contexto que o Governo adiquiriu 06 motores o que totaliza 12 barcos para o Distrito de Inharrime, que beneficiou a pescadores deste Distrito, tendo capacidade de 500Kgs cada, com a lotação de 04 pessoas.

O Governador de Inhambane desencoraja o uso de práticas nocivas a pesca, tais como: uso da chicocota, redes mosquiteiras, e outras práticas que em nada abonam a actividade piscatória.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos