Suspensa emissão de vistos para China por conta da prevenção do coronavírus



O Governo decidiu suspender a emissão de vistos para a República Popular da China, de modo a evitar a exposição de cidadãos nacionais ao novo coronavírusque já matou pouco mais de 100 pessoas naquele país asiático.

Até ontem não havia registo de nenhum infectado pelo vírus entre os moçambicanos a residir na China, segundo informação prestada pelo Conselho de Ministros.

A porta-voz da segunda sessão ordinária do órgão, a Ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, disse que as medidas restritivas no movimento migratório seguem às que já estão a ser implementadas em várias partes do mundo.

“A limitação de saída ou entrada de pessoas que venham da China é uma das formas encontradas para reforçar a prevenção. Sabemos que a China também está a limitar a emissão de vistos”, afirmou Helena Kida, acrescentando que as autoridades de saúde estão em alerta e acompanham a evolução do vírus.

Recentemente, o Ministério da Saúde (MISAU) garantiu que o risco da eclosão do coronavírus(2019-nCoV) no país é baixo, tendo como base as condições climáticas características. Com efeito, o sector intensificou o controlo nos principais pontos de entrada de estrangeiros, no âmbito das medidas de prevenção de um eventual surto.

Vários grupos técnicos de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) continuam a investigação para a identificação do período de incubação, mecanismos de transmissão, severidade dos casos e medidas de prevenção específicas da infecção por esta nova estirpe.

O coronavírus (CoV) pertence a uma família de vírus que causam doenças do trato respiratório, incluindo as vulgares constipações  e a síndrome  respiratória aguda grave (SARS).

A 31 de Dezembro de 2019 a China reportou à OMS a existência de casos de pneumonia de etiologia desconhecida detectados na cidade de Wuhan, e a 7 de Janeiro de 2020 foi identificado um novo coronavírus como causador da doença.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM