40 anos depois Palapala volta às matas do Parque Nacional do Zinave


Quarenta anos depois, o Parque Nacional do Zinave recebeu no passado dia 30 de Agosto do ano em curso, vinte palapalas de um total de 50, que deverão ser introduzidas, nesta segunda fase do processo de translocação de animais, a terminar em Outubro próximo. Ainda hoje, foram descarregados no local 11 changos de 50 previstos.

A Peace Parks Foundation, que tem um acordo de co-gestão do Zinave, está a financiar as despesas da logística do transporte de animais, que resultam de uma doação do Parque Nacional da Gorongosa, no âmbito do programa do Governo de restaurar as áreas de conservação, melhorar o produto turístico e criar condições apropriadas para a camada empresarial.

A Gorongosa, que apresenta um nível satisfatório da recuperação das espécies faunísticas, já forneceu animais, não só a Zinave, mas também a Reserva Especial de Maputo e a Coutada nr. 9, localizada no distrito de Macossa, na província de Manica.

Paralelamente ao repovoamento, decorre a revisão e o ajustamento do Plano de Maneio do Zinave ao novo modelo de gestão das áreas de conservação que está a ser implementado pela ANAC. Dentre vários aspectos, a nova abordagem consiste em aprimorar questões relativas à capacidade de gestão da fauna bravia e à implantação de infra-estruturas turísticas.

O Parque Nacional do Zinave, no distrito de Mabote em Inhambane, tem cerca de 400 mil hectares. Em 2017, o santuário da fauna foi alargado para 18.500 hectares, contra os anteriores 6 mil. Este pormenor vai permitir que a área de conservação albergue mais espécies e estimule a sua reprodução.

Mais uma das realizações do governo da Frelimo em Inhambane!
Unidos, fazemos Moçambique desenvolver!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM

FRELIMO em Homoine reitera o seu compromisso na provisão de serviços básicos