Mais de quatro milhões de euros investidos em Inhambane

 


Com a implementação do Projecto Inhambane, Sustentável, Inclusiva e Resiliente - SIRI, mais de quatro milhões de Euros serão investidos na naquela parcela do país. A informação foi avançada por Arwen Prendergast, coordenador do Projecto SIRI em Inhambane no acto do lançamento que teve lugar na manhã desta quinta-feira (7) na cidade capital da província.

De acordo com a coordenadora do projecto SIRI, o mesmo vai implementar e desenhar planos urbanos inclusivos, sustentáveis e resilientes. Para tal foram eleitas três cidades, Inhambane, Maxixe e Vilankulo, os distritos de Govuro, Mabote, Inhassoro, Funhalouro, Massinga e Quissico, para velar em infraestruturas municipais seguras e aos serviços básicos de qualidade, criando novas oportunidades de emprego e negócios inclusivos através da implementação dos planos urbanos.

O Projecto conta com o financiamento global da União Europeia num valor de 4.300.000 Euros; co-financiamento da Agência Catalunha de Cooperação para o Desenvolvimento (ACCD) em 346.306,32 Euros e cerca de 2,1 Milhões de Euros para projectos pilotos e de apoio num total de 50 projetos para autoridades locais”, disse Arwen Predergast, coordenadora do projecto em Inhambane.

O embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sanchez-Benedito Gaspar, espera que com o lançamento do projecto até 2050 cerca de dois terços da população mundial viverão em zonas urbanas, trazendo um conjunto distinto de desafios e de oportunidades para as zonas de desenvolvimento urbano, em particular na província de Inhambane. 

Por seu turno, o embaixador da Espanha, Alberto Cerezo, fez saber que o seu país, após os 40 anos de cooperação Espanha com Moçambique, vê o bom resultado que teve através da cooperação descentralizada que executa em Moçambique 38% da Ajuda Oficial para o Desenvolvimento. 

Ludmila Maguni, Secretária do Estado na Província de Inhambane disse que a província de Inhambane devido a sua localização geográfica é propensa às mudanças climáticas, tais como ciclones, chuvas, secas e ventos fortes, facto que impactam negativamente o desenvolvimento urbano, e com a implementação do Projecto irá ajudar na melhoria deste problema. 

O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo disse que o Projecto SIRI se enquadra dentro das prioridades de Governação ao nível da Província, com destaque para a protecção de segmentos vulneráveis da população, gestão de recursos naturais, planos de ordenamento territorial e infraestruturas sociais, visando criar capacidades de resiliência às mudanças climáticas.

Chapo disse que com estas e outras acções o Projecto SIRI irá contribuir no fortalecimento das capacidades presentes e futuras, ao implementar projectos de média e grande escala, de forma inclusiva e participativa, envolvendo o maior número da população da Província e minimizar amplamente o impacto das mudanças climáticas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FRELIMO em Inhambane divulga directiva sobre eleições internas

FRELIMO em Inhambane impulsiona a produção agrícola

Nelson Cossa eleito Secretário Provincial da OJM